Benefícios da Castanha do Pará para a saúde

Benefícios da Castanha do Pará para a saúde

Conhecida também como “castanha-do-brasil” (nome como é conhecida fora do país), a castanha-do-pará é a semente da “castanheira-do-pará”, árvore nativa da floresta amazônica, sendo encontrada, além do Brasil, no norte da Bolívia e no Suriname.

Com ótimos valores nutricionais, a castanha-do-pará tem proteínas, fibras, ácidos graxos, minerais como cálcio, magnésio e fósforo, além de vitaminas E e B, além de ser rica em selênio, o principal motivo do sucesso da castanha.

Devido aos nutrientes, a castanha-do-pará é considerada um alimento funcional, já que se consumida diariamente a castanha ajuda a combater a obesidade, diabetes (tipo 2), doenças do coração e até alguns tipos de câncer.

E não é preciso se encher de castanhas todo dia para aproveitar os benefícios, aliás, recomenda-se uma castanha por dia para adultos, e meia castanha-do-pará por dia para crianças. Essa quantidade é indicada justamente para que o organismo tenha a quantidade correta de selênio.

O selênio é um mineral antioxidante muito importante por ajudar o organismo a combater os radicais livres e com isso combater o envelhecimento celular, além de ajudar o corpo a se livrar de substâncias tóxicas e ser muito importante para a produção dos hormônios da tireóide.

A quantidade recomendada que falamos de castanha-do-pará não deve no entanto ser ultrapassada frequentemente, pois a castanha é rica em selênio e o excesso do mineral pode ser tóxico. Uma castanha tem em média 50 microgramas de selênio, sendo a quantidade tóxica 800 microgramas.

No entanto, o valor médio de selênio em cada castanha pode variar, e também como a quantidade diária recomendada de selênio para um adulto é de 55 a 70 microgramas, uma castanha por dia é o ideal (para crianças, 20 a 30, ou seja, meia castanha é suficiente).

Para haver intoxicação seria necessário o consumo elevado diariamente, ou seja, comer muitas em um dia não seria um problema desde que isso não aconteça sempre.

E para os que se perguntam sobre as calorias, é bom lembrar que as castanhas são ricas em gorduras, mas a vantagem é que cerca de 70% são ácidos graxos insaturados benéficos para o corpo (ômega 3), e cada castanha tem cerca de 27 calorias.

Sendo assim, uma por dia não irá fazer tanta diferença calórica, e trará todas as vantagens da castanha-do-pará para sua alimentação!