Remédio caseiro para afta na boca

Quem já não teve uma afta? Pois é, quase todos. As aftas são um grande incômodo que surgem na boca, língua e garganta das pessoas e se caracterizam por úlceras (feridas) esbranquiçadas e dolorosas. Elas surgem em qualquer pessoa, mesmo saudável, e não são contagiosas.

As aftas são consideradas “limpas”, uma vez que não há vírus ou bactérias relacionadas ao seu surgimento. Existem vários fatores que podem desencadear o aparecimento da afta, estando entre eles o estresse, a má alimentação (em geral devido à falta de substâncias como a vitamina B12, o ferro e ácido fólico), alterações hormonais e lesões por cortes (como os causados por aparelho ortodôntico).

Você que procura um remédio caseiro para afta na boca deve ficar atento a algumas dicas importantes na hora de tentar algum tratamento caseiro, pois algumas substâncias podem piorar a situação. Veja algumas informações e dicas.

 A afta é curada naturalmente em um período que varia de uma semana a 10 dias em média. Evite o uso de substâncias cáusticas e também de alimentos ácidos, como frutas cítricas por exemplo. Evite também o álcool. Essas substâncias podem prejudicar o processo de cicatrização da afta.

Várias indicações de tratamento caseiro para afta incluem o bicarbonato de sódio, e essa substância de fato alivia a dor, mas o que ocorre é que o bicarbonato de sódio destrói as células nervosas que captam a dor ao invés de simplesmente aliviá-la. No caso do uso dessa substância, a afta pode demorar mais para sumir, pois tecidos saudáveis da mucosa também são afetados.

Em geral as substâncias para o tratamento da afta não visam a cura, pois não existe uma cura para aftas. No caso, quaisquer remédios caseiros ou produtos encontrados em farmácia visam aliviar os sintomas das aftas.

Você pode usar chá de camomila para fazer gargarejos, bochechos ou aplicar com um cotonete sobre a afta várias vezes ao dia. Como dissemos anteriormente, o bicarbonato de sódio também é utilizado, ficando ao seu critério utilizar ou não. Se for usado, dilua uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água, fazendo bochechos.

O bochecho com anestésico líquido como a xilocaína também pode ser uma opção antes das refeições, no caso de dores fortes. Em alguns casos, antiinflamatórios com corticóides também podem ser usados em bochechos. Lembre-se de cuspir quaisquer líquidos quando fizer bochechos ou gargarejos, não engula. É importante contudo consultar um médico antes de usar quaisquer medicamentos.

Procure ter uma boa alimentação, com ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes para auxiliar a cicatrização. Se a afta durar mais de 20 dias, é importante consultar um médico pois as causas podem ser mais sérias.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *