Espinha interna – o que fazer

Espinha interna – o que fazer

As espinhas são um problema que afligem muitas pessoas de várias faixas etárias, mas sobretudo adolescentes e jovens. Não bastasse o incômodo que causam as espinhas, as espinhas internas são ainda piores e causam dor e um incômodo muito maior, principalmente quando se localizam no nariz.

O que comumente chamamos de “espinha interna” é uma forma de acne defninida como “acne nódulo-cística”, e se caracteriza por uma lesão interna endurecida e mais profunda, inflamada e com sebo dentro. Geralmente os fatores que causam o surgimento das espinhas são a oleosidade da pele, devido ao aumento da produção de sebo nas glândulas sebáceas.

Alguns dos motivos ligados ao aumento da oleosidade da pele podem ter como origem a hereditariedade, o estresse e contraceptivos (pílula). Para você que tem uma espinha interna e não sabe o que fazer mas não aguenta mais a espinha, nós te ajudaremos com dicas para se livrar dela.

Em primeiro lugar é importante não espremer. É claro que a vontade é grande, mas isso só prejudicaria, fazendo a lesão ficar mais inflamada e depois virar uma cicatriz no seu rosto. Uma dica inicial é comprar um sabonete que seja específico para tratamento de acne, e lavar o rosto com ele cerca de três vezes ao dia, usando água morna.

O uso do creme Garamicina é também uma opção, você encontra ele em bisnagas de 30g em farmácias e é só fazer a aplicação do creme em cima do local, porém a garamicina é um antibiótico tópico, e nesse caso, é importante antes de usar qualquer medicação consultar um médico dermatologista, já que o médico poderá prescrever e orientar o modo mais eficaz e correto de usar o produto.

Enquanto você não tem a garamicina para usar mas quer fazer alguma coisa além de lavar o rosto com sabonete específico, aplique compressas de água quente sobre o local da espinha interna, pois isso ajudará a se livrar dela.