Como decorar bolo com pasta americana

Como decorar bolo com pasta americana

A pasta americana é uma pasta de cobertura de bolos à base de açúcar que faz maravilhas para quem deseja decorar bolos de forma mais elaborada e criativa, por ser uma pasta flexível e elástica que permite ser modelada de várias maneiras.

É realmente muito boa para criações artísticas na hora de decorar bolos, pois dá pra fazer de tudo com a pasta americana e ela é muito fácil de trabalhar, sem contar que aceita qualquer corante comestível e ela ainda esconde qualquer falha ou imperfeição na massa do bolo, deixando o bolo muito lindo!

Nós vamos ensinar a você como decorar bolo com pasta americana, para você saber por onde começar e deixar seus bolos com uma cara muito mais bonita e profissional.

Para começar, você deve ou fazer a pasta americana ou então comprar ela pronta. A Arcólor é uma empresa que comercializa pasta americana pronta e é bem conhecida, e você pode encontrar nas melhores lojas do país. Se preferir fazer a sua própria pasta, veja uma opção de receita no vídeo no final dessa matéria.

Agora vamos à decoração do bolo. Polvilhe açúcar impalpável em uma superfície limpa e lisa, e abra a pasta americana com um rolo, esticando até obter uma espessura uniforme e que tenha cerca de 3mm, de um tamanho que seja suficiente para cobrir o bolo.

Alise a pasta com um alisador de modo que fique com um aspecto mais suave, e depois coloque a pasta em cima do bolo. Lembre-se de fazer esse passo somente depois de o bolo estar na superfície definitiva onde vai ficar, porque depois de aplicada a pasta americana não se deve mudar o bolo de lugar.

Passe novamente o alisador, para tirar as imperfeições que ficaram na parte de cima do bolo. Depois pressione com cuidado ao redor com uma espátula ou as mãos, até o a pasta americana ficar próxima ao bolo, então use o alisador para acertar as laterais.

Depois você pode usar um cortador de pizza ou uma faca de serra pequena para cortar o excesso nas bordas. Agora é só usar o alisador mais uma vez até acertar qualquer imperfeição e pronto! É só deixar a criatividade fluir e decorar mais o seu bolo com todo tipo de confeitos ou desenhos!

Você pode aproveitar o restante da pasta americana e usar diferentes corantes comestíveis para fazer vários enfeites temáticos de acordo com a festa para o qual o bolo foi feito.

Como prometido veja a receita de pasta americana se quiser fazer em casa: