Como montar mesa de frios

Como montar mesa de frios

Seja em uma festa ou em uma recepção para amigos uma mesa de frios é algo que faz muito sucesso e agrada a todos, sendo sempre uma boa opção em aniversários e muitas outras ocasiões.

A mesa de frios quando bem montada fica colorida e cheia de coisas deliciosas, e ainda dá um toque de beleza a qualquer festa quando é bem organizada com uma arrumação artística e criativa. Hoje em dia pode ser feita facilmente, comprando os itens prontos se a pessoa preferir e só arrumando a mesa posteriormente.

Mas muita gente não sabe como montar uma mesa de frios para receber pessoas, seja uma mesa de frios para casamento ou uma mesa de frios simples. Para ajudar nisso, nós vamos dar dicas e informações de como montar mesa de frios para que você consiga enfim fazer uma na sua casa ou para uma festa.

Você deve usar várias tábuas para compor a mesa de frios e colocar todas as opções de frios. Em outra mesa menor você pode colocar as bebidas, copos e pratos.

Na mesa principal, coloque todas as tábuas de frios e ainda cestas com pães variados, baguetes, torradas, etc. Algumas mesas têm também frutas, que não só são uma opção saborosa como também decoram a mesa. Caso vá usar frutas, lembre-se de que todas devem estar descascadas, fatiadas e pronta para consumo.

Na hora de escolher os frios, diversifique não só no sabor como também nas cores para dar um efeito visual bonito. Entre as sugestões de frios estão o presunto cozido, presunto cru, salame, fiambre, mortadela italiana, e mais os que você desejar. Coloque também patês na mesa, sendo pelo menos quatro patês diferentes.

Os queijos devem ter pelo menos três variedades, podendo ser um mais forte, um suave e um outro tipo de queijo mais popular como o queijo prato (e desse modo podendo ser comprado em maior quantidade). Entre as opções estão provolone, gorgonzola, gruyère, gouda, e outros que você preferir.

Os pães você deve colocar em cestos de vime nas pontas da mesa para todos poderem pegar facilmente, e devem estar inteiros, já que os convidados cortarão quando forem comer. Coloque pães variados também, como já dissemos.

O vinho deve ser à sua escolha, mas lembre-se de que o paladar deve ser harmônico com os frios, sem que um sobressaia ao outro. Em geral a escolha fica com bons vinhos tintos. Claro que isso não impede de servir também cerveja, e é indicado servir água e algum refrigerante para os que não querem beber e tampouco querem só água.

Se a mesa de frios for para uma festa, é necessário dar atenção à decoração da mesa. Use e abuse da criatividade, coloque muitas frutas, ervas ou o que quiser usar.

Por fim, em relação às quantidades, não há uma regra, mas as quantidades sugeridas são de 150 gramas de frios e queijos (somados) para cada convidado.

Os pães também são em torno de 150 gramas por pessoa, mas pode ser em maior quantidade já que serão comidos com patê e com os frios. Os vinhos são em torno de uma garrafa para dois ou três convidados, mas lembre-se de que serão servidas outras bebidas.

Com essas dicas você vai saber como montar mesa de frios sem dificuldades e poderá fazer uma festa ou receber amigos na sua casa e relaxar!