Como fazer pátina em madeira

Os móveis dão um toque diferenciado na casa, sendo parte importante na hora de decidir a decoração já que devem refletir o estilo de quem vive no ambiente através de seu design e beleza.

Só que com o passar do tempo algumas pessoas cansam da aparência dos móveis da casa e querem dar uma mudada. Se você não quer ou não pode comprar móveis novos mas ainda assim quer mudar de alguma forma os móveis, a pátina em madeira é uma opção ótima!

A pátina é uma técnica que deixa os móveis com cara de envelhecidos, e não só deixa eles muito bonitos e com personalidade como também aumenta o valor caso você pretenda vender.

Se você quer fazer pátina em madeira para deixar seus móveis com um novo visual mas não sabe como, nós do O Esperto vamos ensinar como fazer pátina em madeira para você fazer na sua casa sem dificuldades!

Para começar, você vai precisar de lixa 120, duas cores de tinta látex, trincha, pincel para pátina e verniz à base de água. Comece lixando a peça para nivelar a madeira e deixá-a lisa, assim como retirar o verniz. Se encontrar fissuras, aplique massa corrida e espere secar, passando a lixa para acertar a superfície.

Passe a tinta que escolheu para ser a cor base, e espere secar. Depois dê uma segunda demão de tinta, e espere secar. Agora que a tinta base está seca, use a outra tinta para pintar a peça, mas use diluída em água, sendo uma parte de água para três de tinta látex.

Imediatamente após fazer isso passe o pincel para pátina no móvel (um pincel especial que tem cerdas irregulares e largas) para tirar o excesso e dar o efeito característico da pátina. Deixe secar, e passe o verniz. Pronto! Viu como é simples? Sua peça de madeira está com cara nova! Agora é só aproveitar sua nova decoração cheia de estilo.

Veja ainda no vídeo como é feita a pátina em madeira:

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *