Como fazer uma fonte de água para jardim

Como fazer uma fonte de água para jardim

A água universalmente é símbolo de vida, e o simples contato com a água é agradável e tranquilizador. Por isso, muitas pessoas vem adotando a idéia de ter fontes nas suas casas e jardins, e ficar em maior contato com a natureza e a paz através da água.

As fontes de água, com seu barulhinho relaxante, acalmam qualquer pessoa mesmo em um dia estressante de trabalho, e tornam o ambiente o lugar ideal para um descanso depois do almoço ou em um fim de tarde. Porém muitas fontes de água que vemos em jardins por aí ou que já vemos vendidas prontas são caras e nem todos podem pagar por algo assim.

Por isso uma ótima opção que vai caber no seu bolso e propiciar o mesmo prazer e tranquilidade é fazer uma fonte de água para jardim você mesma, na sua casa! Pode parecer difícil mas você acabará vendo que construir uma fonte de água artesanal não só é muito mais barato e simples como também relaxante, por ser uma atividade tranquila e prazeirosa.

Nós vamos listar os materiais para você fazer na sua casa, mas lembre-se de escolher itens decorativos que vão ser do seu gosto e combinar com seu jardim, para ter um visual harmônico e bonito. O tamanho da fonte de água pode variar de acordo com o espaço que você tiver e quiser usar, e para os que dispõem de pouco espaço nós ensinaremos como fazer uma fonte de água pequena. Se quiser maior, é só adaptar ao seu espaço.

Para fazer a fonte de água para jardim você vai precisar de:

  • Um recipiente, que pode ser uma bacia de cerâmica ou uma cuba de pvc;
  • Uma bomba de aquário, para fazer circular a água;
  • Pedaços de bambu;
  • Pedras grandes e pequenas para decorar;
  • Água suficiente para encher a fonte.

O bambu que será usado deve ser furado com uma furadeira para encaixar o motor do aquário. Feito o furo, encaixe a bomba e coloque na bacia de cerâmica. Depois, vá acrescentando as pedras pequenas e em seguida coloque as pedras maiores dispostas de maneira harmônica para que a água possa cair sobre elas e dar um efeito bonito.

Depois é só colocar a água e ligar a bomba e sua fonte de água está pronta! Para deixar a fonte ainda mais bonita você pode acrescentar plantinhas aquáticas e deixar o visual ainda mais natural e bonito! Você pode encontrá-las em floriculturas ou lojas de aquários.

Algumas dicas que é bom lembrar: a água naturalmente evapora, então lembre-se de adicionar mais água semanalmente. Se você mora em um lugar com muito calor e a evaporação ocorrer mais rápido, adicione um pouco de água diariamente. Se for ficar fora de casa por mais de um dia desligue a bomba, e nesse caso é recomendado usar uma colherzinha de chá de água sanitária para cada litro de água, para evitar o mosquito da dengue.

Veja ainda um vídeo sobre como fazer uma fonte de água para jardim: